• Brise

10 Maneiras de Decorar com Livros e Revistas

Atualizado: Ago 25

Em tempos tão digitais como os atuais, as pessoas vem aderindo cada vez mais à leitura online - seja nos tablets, celulares ou aparelhos como o Kindle, que pode ser uma verdadeira biblioteca digital. E nessa história toda, onde ficam os antigos livros e revistas físicas?


Enquanto algumas pessoas seguem fiéis ao hábito da leitura através de itens físicos, com estantes e bibliotecas pessoais de dar inveja a muitas livrarias por aí, os livros e revistas também ganharam um espaço especial na decoração, tornando-se dois dos itens mais utilizados em diversas composições expostas nos lares dos mais diversos estilos e personalidades.


Veja a seguir 10 maneiras de aderir aos livros e revistas na decoração, garantindo charme e personalidade em qualquer espaço da casa:


1_ Combine livros ou revistas com flores na mesa de centro

Não importa com quais estilos de decoração você mais se identifica, em todos eles a combinação de livros e flores ou plantas funciona. Empilhe livros ou revistas de tamanhos diferentes para criar volume e finalize com um vaso com a sua planta favorita.


Imagens via Lady Sadie's Emporium, Styled by the Sea e

White Within Woods.




2_ Troque a mesa de centro por livros ou revistas empilhados

Se móveis novos estiverem fora do orçamento, improvise! Livros são peças super versáteis que não apenas decoram ambientes como podem substituir algumas peças essenciais e se encaixam em qualquer estilo de decoração.


Imagem via Sozinha por Aqui




3_ E a mesa lateral também, por que não?

Livros e revistas podem se tornar mesas de centro, mesinhas laterais ou até de cabeceira! Para garantir cor, deixe as capas à mostra. Para um look mais neutro, vire os objetos e deixe a lateral das folhas aparentes!


Imagens via Lonny Mag




4_ Sua mesa é de vidro? Aproveite a transparência!

Em espaços pequenos, os móveis em acrílico transparente são ótimas opções já que são funcionais e passam a sensação de amplitude. Com isso, aproveite a transparência e disponha seus livros e revistas favoritos ou com as capas mais legais embaixo!


Imagem via Krystine Edwards


5_ Arrume seus livros e revistas por cor ou sustente o neutro expondo as páginas

Livros e revistas, junto com objetos decorativos, dispostos em blocos de cor criam um impacto visual forte e instigante. Por outro lado, quem deseja reforçar um look neutro tem a opção de virar os livros e expor as folhas em papel.


Imagens via House Beautiful e Magnolia


6_ Organize por tamanho ou tema

Empilhados ou apenas apoiados, os livros e revistas sempre trazem valor e volume para as composições na decoração.


Organizar os itens por temática facilita o uso no dia a dia já que ficam super fáceis de encontrar. Outra opção é organizar por tamanho, fazendo uma escadinha visual ou colocando-os em blocos com alturas similares.


Imagem via Twenty20


7_ E que tal apostar em algo fora do convencional e expor seus favoritos na escada?

Para os amantes e colecionadores de livros e revistas não existe a ideia de "ter livros demais". O problema disso é não ter onde guardar toda a coleção. Se você tem uma escada em casa, a solução pode ser criar uma escada em marcenaria planejada ou organizar os itens no corrimão.

Imagens via Shelterness e Zminkowska De Boise Architects


8_ Use prateleiras invisíveis para parecer que estão flutuando

Apesar do nome curioso, prateleiras invisíveis são simplesmente suportes metálicos fixados na parede e, quando você encaixa o primeiro livro de base, esse suporte fica escondido, dando a sensação de estar flutuando. Depois disso, basta empilhar os demais livros em cima.


E não é que cria uma versão diferente e inusitada de uma estante em casa?


Imagem via May December




9_ Exponha suas capas favoritas como peças de arte

Umas das formas mais legais de usar livros e revistas na decoração é através do uso de canaletas em marcenaria ou metálicas. Este recurso te permite expor as suas capas favoritas como obras de arte, incorporando cor e personalidade aos ambientes sem precisar gastar com telas e molduras.


Além disso, é uma solução super prática para o dia a dia, deixando livros ou revistas visíveis para serem usados no cotidiano como, por exemplo, em quartos infantis ou em cozinhas.


Imagens via Apartment Therapy e Revista Casa e Jardim





10_ Por fim, não sabe o que fazer com os livros ou revistas que sobraram? Crie seu próprio móvel versátil!

Às vezes temos aqueles livros e revistas antigos que são xodó e não conseguimos nos desfazer deles. Não são capas incríveis, já estão mais acabados, muitas vezes até o conteúdo está desatualizado! E mesmo assim, queremos guardar...


Uma forma de transformar esses apegos em algo prático e útil para a casa é criar pufes super versáteis, perfeitos para quando receber mais gente.


Veja o passo a passo e tente você também!


Imagem via Pinterest









Gostou? Comente, compartilhe, dê seu like!

Acompanhe a Brise no Instagram e não perca nossos conteúdos diários.


22 visualizações

Fale Conosco

Responderemos à sua mensagem em até 48h

© 2020 por Brise. Todos os direitos reservados.

 

Brise Conteúdos Digitais Ltda. CNPJ: 37.499.772/0001-20